terça-feira, outubro 31, 2006

Birds Voices of Alta Floresta


Acaba de ser lançado pelo Laboratório de Aves da Universidade de Cornell (EUA), um conjunto de 6 cds com 446 vocalizações das aves de Alta Floresta e sudoeste da Amazonia. Este é um trabalho resultante de anos de pesquisas dos Ornitólogos Curtis Marantz e Kevin Zimmer. Estas gravações auxiliará em muito o reconhecimento da nossa rica avifauna,treinamento de novos estudiosos e amantes da natureza. Os cds podem ser adquiridos através do site da Cornell, ou contactar Jennifer Smith jls39@cornell.edu

terça-feira, outubro 24, 2006

A voz do Cerrado

A Siriema (Cariama cristata), foi chamada pelo Sick de a voz do Cerrado. Esta ave por muito tempo foi o simbolo dos sertões do centro-oeste brasileiro. Hoje, com a expansão das monoculturas de soja algodão e cana-de-açucar fica cada vez mais dificil ouvir o seu canto. aqui vai a letra de uma canção popular muito apreciada nos rincões matogrossense.
Siriema (Nhô Pai/Mario Zan) ADDAF
Oh siriema de Mato Grosso
teu canto triste me faz lembrar
daqueles tempos que eu viajava
tenho saudade do teu cantar
Maracajú, Ponta-Porã
quero voltar ao meu tupã
rever os campos que conheci
a seriema eu quero ouvir

quinta-feira, outubro 19, 2006

Observando Aves no Pantanal






Cerca de 505 espécies de Aves ocorrem no Pantanal (Antas & Palo Jr., 2003; Tubelis & Tomas, 2003; Nunes & Tomas, 2004; Pinho, 2005; Oliveira, 2006). Isto torna o Pantanal área úmida (Wetlands) com maior riqueza de espécies de aves do Planeta. Cerca de 156 espécies destas aves são aves aquáticas. Aves aquáticas são aquelas associadas a ambientes aquáticos na maior parte de suas atividades, para satisfazer suas necessidades energéticas de dieta e reprodução (Waterbirds Conservation for the Americas, 2005). A maior dessas aves é o tuiuiu (Jabiru mycteria), ave símbolo do Pantanal e do Estado de Mato Grosso. Venho estudando esta ave desde 1985, principalmente no Pantanal de Poconé, onde continuo a realizar mapeamento e monitoramento dos ninhos, comportamento alimentar e reprodutivo.

terça-feira, outubro 17, 2006

Observando aves em Cuiabá

O municipio de Cuiabá atualmente possui área de 3.224,68Km quadradros, é a Capital do Estado de Mato Grosso. A área urbana corresponde a 251,94km e a Zona Rural de 2.972km. A cidade de Cuiabá possui vários unidades de conservação entre municipais e estaduais, nestes ambientes pode-se observar cerca de 220 espécies de aves. Como o pavãozinho (Eurypyga helias), este filhote foi fotografado por Dalci Oliveira na margem do Rio Coxipó do Ouro.